SUSTENTABILIDADE

UM KNOW-WOOD-HOW QUE RESPEITA O PLANETA

IMAGINA

Imagina um revestimento de desperdício zero?
Imagina uma mesa circular?
Imagina um edifício com impacto positivo na comunidade?
Imagina um ambiente de recursos naturais e eficiência energética?

Uma carpintaria completa onde tudo, da matéria-prima à fábrica e aos produtos, tem em vista a sustentabilidade e o futuro. Acreditamos que a mudança deve ser inspirada e queremos ser um exemplo.
É por isso que nos dedicamos também a desenvolver produtos mais recicláveis, eficientes em termos energéticos e de menor impacto.
É assim que pensamos na JJT.

COMPROMISSO

POR BONS AMBIENTES E UM AMBIENTE MELHOR

DESPERDÍCIO ZERO

Aproveitamos todos os desperdícios – aquecimento da caldeira da fábrica, produção de pellets e briquetes, 25% da nossa produção energética vem dos painéis solares instalados na fábrica e reaproveitamento de material para novos produtos.

CIRCULARIDADE

Iniciámos um programa de plantação de árvores para minimizar o nosso impacto. Efetuamos cálculos para medir a quantidade de madeira e o nosso impacto no meio ambiente, para podermos replantar árvores em território nacional.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Sabemos que a madeira é um material escasso, por isso promovemos o respeito pela nossa principal matéria-prima em todos os processos. A JJT é uma empresa certificada PEFC e FSC, ajudando os nossos clientes a obter altas certificações de sustentabilidade.

POR UM IMPACTO MAIS POSITIVO NAS PESSOAS

Numa verdadeira carpintaria, importam primeiro as pessoas, até porque são a nossa família. Criamos um ambiente positivo para todos aqueles de quem dependemos e que dependem de nós, com salários justos, valorização e reconhecimento. Trabalhamos em equipa e acreditamos em relações honestas, abertas e recíprocas.

POR UM NEGÓCIO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Estamos determinados a aliar o crescimento económico à redução do nosso impacto ambiental. Mantemos uma economia robusta e sólida para podermos minimizar os nossos consumos energéticos, promover a reciclagem a reutilização e fazer mudanças tecnológicas nos nossos equipamentos de produção.

MATÉRIAS-PRIMAS

OUR PASSION IS WOOD-FAIR

A madeira é a nossa grande paixão, faz parte da nossa herança e queremos que faça parte do futuro de todos. É um material duradouro, renovável e reciclável. Por ser um recurso natural tão vital ao planeta, sabemos que temos de a proteger e garantir a sua circularidade e regeneração. Levamos esta missão muito a sério, com regras e compromissos dos quais não abrimos mão, aconteça o que acontecer.

MADEIRA DE FLORESTAS BEM GERIDAS

No fabrico das nossas soluções de carpintaria, privilegiamos madeira e derivados com certificação FSC, um selo que comprova a origem de florestas com gestão sustentável. A Madeira que mais utilizamos é o pinho nacional, uma matéria prima de proximidade e com menor impacto ambiental.

MADEIRA DE COMÉRCIO RESPONSÁVEL

Não utilizamos madeira explorada ilegalmente.
Não utilizamos madeira explorada com violação dos direitos humanos e civis.
Não utilizamos madeira de florestas ameaçadas.
Não utilizamos madeira proveniente de florestas com árvores geneticamente modificadas.

CERTIFICAÇÕES

Garantimos que cumprimos todos os requisitos definidos na norma PEFC ST 2002:2013 e na “Policy for the Association of Organizations with FSC”

POLÍTICAS E MEDIDAS

A CONSCIOUS WOOD EXPERTISE

Para nós não há beleza como a da madeira. No entanto, somos conscientes que a nossa matéria-prima de excelência demora décadas a formar-se e por isso queremos apostar na sua reutilização e uso consciente. Apresentamos sempre aos nossos clientes alternativas que que harmonizem o design e a versatilidade, tendo em conta o ciclo de vida do produto.

MULTICAMADAS

As soluções multicamadas são uma alternativa ao tradicional maciço. Eco-eficientes, conjugam estabilidade, resistência e durabilidade, obtida em função do método construtivo, com os benefícios implícitos na rentabilização das madeiras nobres utilizadas, assim como na reciclagem e rentabilização das madeiras de suporte.

FINGER JOINT

Uma forma de reaproveitamento que permite utilizar madeira de diferentes dimensões, disponibilizando soluções diferentes das tradicionais que apelam ao design sem descurar o cariz estrutural.

REFLORESTAÇÃO

Em 2022, vamos dar início à reflorestação da nossa pegada de C02, através da replantação de árvores em território nacional, através da Associação Plantar uma Árvore:

https://plantarumaarvore. org/

APROVEITAMENTO

O layout da produção é pensado de forma a ter o mínimo de impacto no ambiente, os resíduos de madeira são processados e reciclados com dupla função, fornecimento de energia térmica a alguns equipamentos da infraestrutura fabril e produção de briquetes ou pellets.

Para além da racionalização da matéria-prima e do aproveitamento dos resíduos de madeira, são acompanhados outros indicadores ambientais como:
– Intensidade fotovoltaica, ou seja, a relação entre a produção de energia solar e o consumo de energia elétrica, que temos mantido nos últimos dois anos pelos 30%;

– Consumo de água em relação à quantidade produzida, que no mesmo período ronda os 13 l/m2. Para acompanhamento do consumo da água foram instalados contadores parciais e desta forma é possível analisar atempadamente algum excesso de consumo que possa ocorrer.